Histórias de Paraty – Quilombo do Campinho

Descubra a história, cultura e resistência do Quilombo do Campinho em Paraty. Uma comunidade quilombola que preserva tradições afro-brasileiras através da culinária, artesanato e turismo sustentável.

Quilombo do Campinho em Paraty

Quilombo Campinho da Independência está localizado entre os povoados de Pedra Azul e Patrimônio, à 20 km do município brasileiro de Paraty, na região sul do estado do Rio de Janeiro. É banhado pelo Rio Carapitanga e contém cachoeiras e matas pertencentes à Mata Atlântica.

A origem Quilombo do Campinho

Conforme contam os moradores da comunidade, Quilombo do Campinho em Paraty ou o Campinho da Independência foi fundado por três irmãs: Antonica, Marcelina e Luiza. Segundo as histórias contadas pelos mais velhos, as três não eram escravas comuns, pois possuíam cultura, posses e habitavam a casa-grande da antiga Fazenda Independência e realizavam serviços privilegiados, tais como tecer, bordar e pentear para os brancos.
Com o fim da escravidão, as três irmãs receberam terras do senhor e continuaram vivendo onde hoje está localizada a comunidade do Campinho da Independência. Praticamente todos os moradores da comunidade são descendentes de uma dessas três mulheres.

Campinho da Independência foi a primeira comunidade quilombola do Estado do Rio de Janeiro a ter suas terras tituladas. Em 21 de março de 1999, os quilombolas do Campinho receberam da Fundação Cultural Palmares e da Secretaria de Assuntos Fundiários do Estado do Rio de Janeiro o título definitivo de seu território com 287,9461 hectares. Até abril de 2006 Campinho da Independência era a única comunidade quilombola do Estado a ter seu título registrado em cartório.

A comunidade

A comunidade conta com a Igreja de São Benedito, uma escola municipal e uma unidade de saúde. Dispõe ainda de uma Casa de Artesanato e de um restaurante, ambos abertos ao público. Para os visitantes há um roteiro cultural guiado (com agendamento) que mostra o cotidiano e o núcleo familiar, a agroecologia (agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável), a casa de farinha, o artesanato, e possui ainda contação de histórias com griôs (contadores de história, músicos e poetas populares), como D. Madalena, Dita e Dilça. É possível também agendar apresentações de jongo ou capoeira angola, oficinas de cestaria ou de plantio de mudas.

quilombo do campinho paraty
Meninas do Quilombo e a igreja São Benedito

Você gosta de histórias? Paraty é o destino certo! Repleta histórias fascinantes para explorar!
Sua Jornada começa aqui! 🌄

Atividades no Quilombo do Campinho

Ao longo de quase todo o século XIX, a comunidade viveu tranquilamente da agricultura, caça e extrativismo. Atualmente os moradores de Campinho não realizam mais a caça nem a coleta nas matas ao redor da comunidade. As atividades produtivas da comunidade são a agricultura e o artesanato.
Os turistas, que vem conhecer o Quilombo do Campinho em Paraty, podem participar das atividades como por exemplo a Oficina de jongo: dança afro-brasileira nascida na senzala na época da escravidão realizada como limpeza espiritual e momento de se organizarem com estratégia de fuga. O grupo continua levando essas pratica como resistência na comunidade.

Cultivos

As principais plantações são as de mandioca (utilizada para fazer farinha) e cana-de-açúcar (utilizada nos engenhos de cachaça). Além disso, são também plantados o feijão, o arroz e o milho.

O artesanato

 Casa de Artesanato, onde são expostas e comercializadas uma grande variedade de peças de todos os artesãos da comunidade: objetos decorativos trançados em fibras de palha, cipó, taquara e táboa, roupas, utilitários, luminárias, bijuterias, bonecas de pano, móveis em bambu, bichos entalhados em madeira e tapetes, entre outras peças feitas com muito capricho.

Casa de Artesanato

Gastronomia no Quilombo do Campinho

Um dos destaques do Quilombo do Campinho é a culinária. O restaurante comunitário local oferece pratos típicos da cozinha quilombola e caiçara, como o famoso peixe com banana, feijão tropeiro e angu. O restaurante é gerido pelas mulheres da comunidade, que utilizam ingredientes cultivados na própria região, promovendo uma alimentação sustentável e valorizando a cultura local. A feijoada, servida aos sábados, também agrada em cheio.

O Quilombo do Campinho em Paraty e a Pousada Pôr do Sol

Na Pousada Pôr do Sol em Paraty, você não apenas experimentará a beleza natural e a hospitalidade calorosa desta região, mas também mergulhará na rica história da cidade de Paraty. Explore as trilhas históricas, visite os museus locais e deixe-se encantar pela mistura única de passado e presente que esta cidade oferece. Paraty é muito mais do que um destino; é uma jornada através do tempo.

Estamos a 14km do Quilombo do Campinho. 16 minutos de carro na Rodovia Rio-Santos sentido Trindade.

Venha nos conhecer e aproveite o melhor de Paraty. Nossa pousada conta com piscina, café da manhã completo, Wi-Fi gratuito e muito mais. Ambiente familiar, integrado com a natureza e localização privilegiada.
 ⛪ 150m do Centro Histórico
 ⛵ 500m do Cais de Turismo
Solicite sua reserva aqui

Scroll to Top