A história do Centro histórico de paraty
Paraty, é mais do que apenas suas praias deslumbrantes e paisagens exuberantes. Seu Centro Histórico, um verdadeiro testemunho da riqueza cultural do Brasil, é um labirinto de ruas de paralelepípedos e casarões coloridos que contam histórias de séculos passados. Venha caminhar pelas ruas de pedra do Centro histórico de Paraty e conheça mais de perto esse lugar fascinante.
A construção das ruas do Centro Histórico
No Centro Histórico de Paraty, são mais de vinte monumentos e prédios públicos considerados de relevante interesse histórico e que devem ser visitados. Todos eles em um sítio intitulado pela Unesco como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do Brasil” e Patrimônio Nacional tombado pelo Iphan. Suas ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas.
Para se ter uma ideia do valor histórico do Centro, as ruas foram quase que planejadas em um traçado do nascente para o poente e do norte para o sul. Ciente da vocação portuária da vila, os engenheiros militares, presentes no Brasil desde a metade do século XVI, puderam definir como seriam as ruas e onde ficariam as igrejas, as praças, a cadeia, a câmara e os lotes residenciais. Seguiam assim o padrão das cidades portuguesas onde as igrejas serviam de balizamento e pólo de atração residencial.
Curiosidades das ruas de pedras
O projeto da vila previa algumas medidas para proteger a população de algumas epidemias que aconteciam na época. As ruas foram feitas com uma leve curvatura para evitar vento encanado (considerado na época um transmissor de doenças). As construções em madeira e coberturas de palha foram proibidas para evitar incêndio, bem como era obrigatório o aterramento e o cercamento de terrenos baldios.
O calçamento das ruas de Paraty com pedras irregulares – conhecido como pé-de-moleque – começou a ser feito no século XVIII, graças ao desenvolvimento trazido pelo ciclo do ouro. Entretanto, foi a riqueza gerada pelo ciclo do café que terminou por calçar todas as ruas, por volta de 1830.
Em frente às casas do Centro Histórico de Paraty, é a existência de um passeio de aproximadamente um metro, normalmente formado por grandes pedras retangulares colocadas perpendicularmente às paredes das casas. As ruas possuem uma depressão ao meio fio, de forma a escoar água da chuva e permitir a invasão de marés mais altas, motivo pelo qual as casas foram construídas pelo menos trinta centímetros acima do nível da rua. Permitir a entrada do mar pelas ruas era uma forma natural de manter a cidade limpa.
A maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo. Nota-se ainda que, em todas as esquinas do bairro histórico, há três cunhais de pedra lavrada, formando um triângulo imaginário, símbolo maçônico que representa Deus.
As janelas de vidro foram introduzidas nas casas a partir do século XIX. Antes disso eram usadas grades de treliças que possuíam boa ventilação além de permitir enxergar a rua sem que os transeuntes conseguissem ver dentro das casas.
Em 1970, os acessos ao centro histórico foram fechados com correntes, impedindo a entrada de veículos pelas ruas de pedras. Até 1980 o calçamento de pedras estava em perfeito estado, com as pedras alinhadas e todas na mesma altura. Entretanto, nesse ano, retiraram as pedras para a construção da rede de esgoto, e ao colocarem de volta não o fizeram corretamente.
Que tal ser um explorador do século XVI? Paraty é o destino certo!
Repleta de histórias fascinantes! Sua Jornada começa aqui! 🌄
Principais pontos de visitação
Hoje todo esse patrimônio está ai para ser visitado. Além dos casarões, o Centro Histórico de Paraty abriga várias igrejas e museus que enriquecem ainda mais o cenário histórico.
A Casa de Cultura é uma ótima opção para conhecer a produção de arte local. Todas as exposições mostram sobre a história de Paraty ou artistas que nasceram e viveram na cidade. Imagina você ir na exposição e depois adquirir a obra pra levar pra casa?! Pois é! Algumas das exposições são de artistas locais que ainda hoje têm ateliês no centro histórico. Não deixe de conferir!
O Cinema da Praça, é um cinema super charmoso localizado na Praça da Matriz. Conta com uma programação bem variada, filmes estrangeiros, nacionais, circuito alternativo e comercial.
O Museu de Arte Sacra está localizado no cartão postal da cidade: a Igreja de Santa Rita. Além de contar com um acervo bem interessante sobre arte colonial brasileira, a igreja é um exemplar lindíssimo de arquitetura colonial. A visitação pode ser feita de terça a domingo das 10h às 17h. A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, é uma obra-prima arquitetônica que remonta ao século XVIII.
O Centro Histórico e a Pousada Pôr do Sol
As ruas de pedra e os casarões do Centro Histórico de Paraty são mais do que estruturas físicas; são cronistas silenciosos de uma era rica em comércio, cultura e tradição.
A Pousada Pôr do Sol está localizada a 150 m do Centro Histórico, em apenas 4 minutinhos você vai caminhar por essas vias de paralelepípedos e contemplar as fachadas magníficas, e a mergulhar no passado, onde cada pedra e cada casa têm uma história única para contar.
Venha nos conhecer e aproveite o melhor de Paraty. Nossa pousada conta com piscina, café da manhã completo, Wi-Fi gratuito e muito mais. Ambiente familiar, integrado com a natureza e localização privilegiada.
⛪ 150m do Centro Histórico
⛵ 500m do Cais de Turismo
Solicite sua reserva aqui